quarta-feira, maio 30, 2007

..outra vez...


Don't let yourself go, 'cause everybody cries and everybody hurts, sometimes...

(não se deixe levar, todo mundo chora e todo mundo se machuca, às vezes...)

Everybody hurts- REM

Será que alguém já parou pra pensar nos sinais e sintomas que um novo relacionamento provoca no ser humano? Alguém já percebeu que paixão é um troço meio esquizofrênico? E não é que um dia, estudando Psicopatologia, eu me dei conta de que o radical da palavra patologia , páthos, é o mesmo da palavra paixão, e não por coincidência, também significa passividade. Eu sabia que essa história de amor tinha um pezinho na doença. Deve ser por isso que a criatura apaixonada se despersonaliza, fica meio demente, perde o bom senso, sei lá. Ai, já não basta todas as reações fisiológicas que vêm no pacote, a pessoa ainda tem sua atividade cognitiva totalmente alterada, agindo de modo estranho e pouco habitual, como se tivesse acabado de se submeter a uma lobotomia pré-frontal. Clássico!!!

Mas também não dá pra crucificar e nem jogar pedra em ninguém, afinal de contas, quem nunca se rendeu ao charme de alguém que te deixou tonto, sugou todo seu afeto e depois te deixou de coração partido, cantando Everybody hurts, do REM, no chão do quarto escuro? (refiro-me ao que acontece, na maioria das vezes, para os pobres mortais que não tiveram a sorte de encontrar o chinelo velho pro seu pé cansado)

O quadro fica infinitamente pior quando o sujeito percebe, antes de você, que tudo o que aconteceu foi bom e intenso, mas não vai dar em nada. E que a culpa não é sua, o problema é com ele. Outro clássico das desculpas do lado menos interessado num compromisso sério.

Então, chega o momento em que você se humilha, esperneia, perde os cabelos, as unhas, peso, dignidade, jura por tudo que há de mais sagrado nunca mais gostar de ninguém e faz planos de entrar pro primeiro convento que achar no caminho. Não importa, seu coração não dá a mínima pra seus surtos, você irá se apaixonar novamente porque a busca é uma tendência e na primeira oportunidade, como por hábito, você irá fazer tudo errado. Não adianta, somos mulheres cuja carência e comportamento foram forjados numa sociedade machista. Se não tomarmos uma iniciativa, vamos morrer tentando encontrar um par, não pra amar e ter reciprocidade, mas pra nos considerarmos completas e dignas de olharmos pra cara das pessoas sem ter vergonha de existir. Ai nos submetemos aos encantos e desencantos de qualquer girino na esperança de que estes tornem-se ao menos sapos, já que príncipe não existe mais, ou nunca existiu, vai saber se não é mais uma dessas idéias que nossas mães colocam na nossa cabeça quando ainda se é criança. Eu queria que o meu tivesse longos cabelos, usasse jeans bem surrado, all star, adivinhasse meus pensamentos (só os divulgáveis) e fizesse lindos solos de guitarra na minha janela, mas já perdi as esperanças faz tempo.

Acontece todos os dias, em todos os lugares do planeta e aquela máxima que diz: “antes só que mal acompanhada” não funciona pra todas as pessoas nem em todos os momentos. Quando o assunto é namoro então, algumas mulheres e homens (uma minoria, é claro) esquecem da existência de uma coisinha chamada auto-estima e preferem um milhão de vezes uma péssima companhia ao marasmo da solidão. E é por isso, que não pela última vez, você irá se deparar com esta situação, ora cumprindo o papel de protagonista, ora de antagonista. É natural, a gente vai se frustrando e mudando de idéia e de atitude. Muito simples:

"Encalhada, eu??? Nunca minha filha! Ele pode até me humilhar, me trair, me depreciar, mas eu tenho alguém por mim, ta!? Um homem pra chamar de meu. Não sou que nem essas mal amadas que vivem por ai enchendo o peito e falando do orgulho de ser independente. E o que me importa a independência? Eu não estou só nesse mundão não. Tá pensando o que? Tudo bem que não há um dia que ele não me faça verter lágrimas de sangue, mas pelo menos eu tenho por quem chorar, ou você, sinceramente, acha que há mesmo muita vantagem em ter dignidade solteira e mal falada pelos amigos casados? Eu não quero ser vítima da piedade de ninguém. Valorize-se você, se achar justo, minha amiga, mas quando estiver na TPM, toda carente, não me venha choramingar, reclamando por um abraço quente e musculoso. Vire-se com sua dignidade! E tenho dito!"