domingo, dezembro 03, 2006

Ele simplesmente não está a fim de você!

Bem, eu sei que ninguém perguntou, mas não gosto mesmo de livros de auto-ajuda por que não acredito nem um pouco que “receitas de bolo em dez passos” possam dar jeito nessa vida maluca. É de lascar ver nas livrarias aqueles títulos toscos, ofuscando a inteligência e o bom senso das pessoas. O que ninguém percebe é que junto com a simplicidade de adquirir tal panacéia vem o perfil de "solitário - desesperado- que faz qualquer coisa- pra ser bem resolvido" no qual esses nobres autores se fiam pra ganhar seu sustento. Na verdade o título de um desses livros deveria ser: SEJA FELIZ EM DEZ PASSOS SIMPLES E FAÇA-ME FICAR RICO, SEU BESTA! prezando ao menos pela honestidade (se bem que honestidade não é marketing pra produto nenhum por que não vende!) Só um detalhe: pessoas bem resolvidas não existem, é utopia barata da qual eles se utilizam pra vender. Alguém ai já ouviu falar em subjetividade, individualidade, idiossincrasia???? Pois é. Ninguém nunca se questionou sobre esse pequeno detalhe??? Pessoas não são tão previsíveis, nem tão simples.

Ta! Deixando este discurso moralista de lado, comecei a ler um livrinho que não sei se se enquadra especificamente em auto-ajuda, pelo menos estou lendo com outros fins, por que a leitura é agradável e tem umas histórias legais. Dá até pra rir da própria desgraça, mas pelo amor de Deus e apesar da evocação, não tomem esse livro como Bíblia Sagrada dos relacionamentos por que não rola. Ele simplesmente não está a fim de você é útil pra entretenimento e pode até ser que algumas identificações sejam possíveis, mas é só! Não dá pra generalizar os acontecimentos e seguir cada conselho dado no livro é praticamente impossível! Primeiro: os relacionamentos podem ser semelhantes, mas não são iguais, são feitos de pessoas diferentes, com motivações diferentes numa dinâmica totalmente particular. Segundo: existem certas tendências culturais e fisiológicas que nos impedem de agir serenamente. Simplesmente não dá pra agir cautelosamente com tanta emoção e hormônios envolvidos.

“Ele” simplesmente pode não estar a fim de você, mas outros por questões tão simples quanto podem estar, então, por que desgastar-se com o impossível? Maneje suas possibilidades e viva pra satisfazer-se. Se sua satisfação só se realizar no sexo oposto, ao menos escolha as contingências adequadas e mire o provável: é bem mais fácil de acertar (e olhe lá!). Pense pelo lado bom e evite desperdício de tempo e afeto tendo conhecimento de que “Ele” não lhe quer. Apesar de conhecer muito bem as reações emocionais de uma rejeição capaz de nocautear uma auto-estima vulnerável, sei também que o mundo não acaba por causa disso. Um fora não é necessariamente um Armagedon. (quer dizer, nos primeiros instantes, é...mas é experiência de vida minha gente!). O que precisamos é reconhecer que nossos encantos femininos (ou masculinos, dependendo do intuito e público) não obedecem a uma unanimidade, e resilientes que somos, sempre superamos no fim e que venham as decepções, tudo conta nessa vida!
Ou então viva do jeito que for conveniente e do jeito que suas defesas suportarem, mesmo que envolva falta de amor próprio e reações exageradas, afinal, quem aqui precisa de conselhos de quem não sabe nada da vida?

Só uma última dica p’ras mentes perturbadas e almas atormentadas pela procura desesperada por um par: tente ser natural! Acredite, forjar experiências de vida, gosto musical, filmes preferidos, ideologias baratas e insanidades em comum pode não ser a melhor saída. Já ouviram falar em efeito rebote??? Mesmo por que espontaneidade forçada é percebida a quilômetros de distância (pelo menos por pessoas que tenham um mínimo de percepção aguçada.). Se isso dá certo na prática, não sei !(por que tudo que conheço é teórico...rs!), mas se der, POR FAVOR, me avisem, posso fazer fortuna com isso... (isso foi uma ironia!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito no amor!!!!!!!!!!!
eu quero casar e ter muitos filhinhos fotos...kkkkkkkkkkkk
wow amiga..realmente e bem dificil encontrar alguem q buscamos mas temos que criar expectativa q o proximo seja o ideal..se pe que existe!!!
te amo!
beijos
Eu me ama!!!!!!kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Jannaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... to tão orgulhoso de ter te estimulado a escrever... huahuahuahuahauh!
Óteeeeeeeeeeeeeeemo texto!
Odeio gente que forja, que finge, que fica fazendo drama pram parecer inteligente... ODEIO!
E parabéns!